sexta-feira, 8 de junho de 2018

Ética Profíssional



A importância de uma ética profissional numa profissão.

Introdução; A palavra (ética) provém do Grego e tem dois significados) o primeiro provém do termo éthos, que significa, hábito ou costume; ii) originou-se posteriormente o vocábulo êthos que significa, modo de ser ou estar.

A Ética implica sempre uma reflexão teórica sobre qualquer moral, uma análise racional e crítica sobre a orientam da conduta humana, procurando que os actos humanos se orientem no sentido de ir ao encontro da perfeição. A ética como ciência normativa, estuda, os actos que contribuem ao aperfeiçoamento.

Assim sendo a profissão tem como prioridade o bem comum e o interesse público, e todas as profissões implicam uma ética, uma vez que se relacionam sempre com os seres humanos, a ética de cada uma das profissões depende dos deveres ou a «deontologia» que cada profissional aplique aos casos concretos que se podem apresentar no âmbito social e pessoal.

A deontologia é o estudo ou ciência do que é devido, ou seja é um dever fundamental e também um conjunto de comportamentos exigíveis aos profissionais, assim sendo a deontologia é uma ética profissional das obrigações práticas, baseada na liberdade humana e no seu carácter moral.

Conclusão; exemplo do (filme “Policia sem lei), o policia não cumpria a sua ética profissional, mas a sua competência, coragem, e dedicação, fez com que ele reunisse-se um conjunto de comportamentos exigíveis à sua profissão. 

Elaborado por: José Ramos