quarta-feira, 30 de março de 2011

Análise do texto “Racismo em Portugal”


            O texto analisado fala sobre racismo e exclusão social. Na nossa opinião, estes dois fenómenos sociais já existem há muito tempo na nossa sociedade e apenas se têm agravado com a crise instaurada no nosso país e no resto do mundo.

Concordamos com o autor quando refere que existem locais ou cidades iguais ou piores que a Amadora devido à existência de diversos bairros sociais, onde existe uma concentração maior das minorias, sendo estas excluídas socialmente, dando origem à violência pela revolta instaurada devido à desigualdade de oportunidades de trabalho e outras.

O autor refere que há no fundo uma ideia pré-concebida pela sociedade em relação aos “pretos”, sendo este o facto de não terem instrução, serem violentos e criminosos ou traficantes de droga. Na melhor das hipóteses trabalham nas obras. Este fenómeno social existe, mas é irreal, pois na nossa opinião e por conhecimento próprio sabemos que existem “pretos” que não se enquadram nesta ideia.

Somos da mesma opinião em relação “…o preto não se distingue do branco…”, porque são seres humanos e existem apoios sociais e ajuda para tentar minimizar esta exclusão social e que o racismo não provém apenas de uma fonte, mas sim de diversas fontes, sendo a própria sociedade e autarquias as pioneiras na existência dos guetos. Hoje em dia tende-se a melhorar e minimizar este fenómeno, mas não com a rapidez desejada.

Para nós, o racismo é muito negativo e deveria deixar de existir, pois através dele existem muitos ódios sem justificação e que levam à violência, miséria, exclusão social.
“Todo o ser humano deveria ter os mesmos direitos e oportunidades em qualquer parte do mundo”.
                                  
                                                                                                    Autor: José Ramos

Sem comentários:

Enviar um comentário