quarta-feira, 30 de março de 2011

Reflexão do filme “Verdade Inconveniente”

Este filme aborda o super-aquecimento global do nosso planeta, devido aos gases lançados para a nossa atmosfera, causando o efeito estufa, que são originados, pelos raios do sol que atingem a terra e ao voltarem como raios infravermelhos, em vez de saírem, ficam retidos na nossa atmosfera, devido aos gases de dióxido de carbono, que são provocados pela poluição, causando o efeito estufa.

O nosso planeta terra respira, sendo que as folhas das árvores absorvem, parte desse dióxido carbono, acabam por ser insuficientes, para neutralizar, devido ao aumento da poluição, feita pelo homem. Esse efeito estufa, aumenta de ano para ano, originando o aquecimento global e por sua vez o descongelamento dos glaciares, que estão a desaparecer, devido ao aumento dos níveis de poluição, ultrapassando o seu nível natural, acabando este por reter o calor na atmosfera.

Devido a esse fenómeno, faz com que aconteça outros fenómenos naturais, o aquecimento do oceanos, originam tempestades, furacões, tufões, devido a esse super-aquecimento, faz com que a velocidade do vento aumente, assim como o nível de humidade, que origina as chuvas.

O arrefecimento dos glaciares, faz com que a água doce se misture com a água salgada do mar, acabando por se perder recursos de água potável, também as quatro estações do ano, acabam por ser afectadas, até ao ponto, num futuro próximo, virem a ser só duas, muito frio e chuva e frio no inverno, ou excesso de calor no verão.

Com a alteração do clima verifica-se um grande aumento dos mosquitos, estes por sua vez transportam inúmeras doenças, assim aumentando a sua rápida transmissão em seres humanos e animais. Devido a esta alteração de clima, verifica-se a extinção de espécies essenciais para combater estas pragas, assim como a desflorestação causada, pelos incêndios, devido a grandes vagas de calor e também a pragas que causam a sua morte prematura.

Estes fenómenos poderiam ser evitados, se não fossem ignorados pelos nossos políticos, devido aos interesses económicos, acabam por ignorar o meio ambiente, escondendo, os factores, que estão relacionados com estes fenómenos, devido à poluição, fazem alteração dos relatórios, para que as pessoas, dêem mais importância ao consumo, e não à preservação do meio ambiente em que vivem.

A solução passa por reduzir o consumo excessivo, reduzindo os níveis de poluição, para que seja possível baixar o efeito estufa, que afecta o nosso planeta, também passa por todos nós tomar-nos a consciência, que temos que mudar os nossos hábitos de consumo, que de uma forma inconsequente contribuem para o aumento da poluição, também tem de haver um consenso, dos nossos políticos, em prol do nosso meio ambiente, possibilitando, meios e soluções, para reduzir estes níveis de poluição, causada por todos nós, e um dia os nossos filhos e netos, poderem ter um planeta limpo e saudável, tal qual os nossos antepassados o encontraram.

Elaborado por: José Ramos

Sem comentários:

Enviar um comentário