quarta-feira, 30 de agosto de 2023

A minha viagem à ilha da Madeira

Em Dezembro de 2010 realizei a minha primeira visita à Madeira viagem á ilha da Madeira, fui de avião e levei cerca de 2 horas de viagem, do aeroporto do porto até ao o do Funchal, fiquei lá 5 dias em casa de uma pessoa amiga, visitando vários locais da ilha e também conhecendo os costumes e tradições e cultura do  povo madeirense.


A ilha da Madeira é a ilha principal (740,7 km) do arquipélago da Madeira, situado no Oceano Atlântico a sudoeste da costa portuguesa, e que constitui conjuntamente com Porto Santo, as Ilhas Desertas e as Ilhas Selvagens a Região Autónoma da Madeira e o Arquipélago da Madeira.


  • A capital da ilha e da região autónoma é a cidade do Funchal.

  • A ilha da Madeira é de origem vulcânica, o seu clima é subtropical com extensa flora exótica, economicamente é amplamente voltada para o turismo.


Foram cinco dias que passaram a voar e gostei de praticamente tudo, foi a minha primeira visita à ilha, onde conheci vários locais, realizando essa visita de carro e em 5 dias foi o suficiente para conhecer os principais locais e mais alguns. Adorei sítios como o Pico do Arieiro, São Vicente, Cabo Girão, Faial, as piscinas naturais de Porto Moniz. 


Conheci também bons restaurantes onde podemos desfrutar da excelente gastronomia madeirense, como uma boa espetada madeirense com o famoso bolo do caco, milho frito, peixe espada assado, bife de atum, carne de vinha d´alhos, lapas grelhas, e o delicioso bolo de mel e muito importante, para quem vai a Madeira, tem que experimentar a famosa Poncha, para isso tem que se deslocar a Serra d'Agua ou então a Nikita em Câmara de Lobos, também o referenciado vinho da madeira, chá de cidra.


Ficam aqui os pontos que considero principais para que possa resumir bastante a visita:

  • Ribeiro Frio é onde pude apreciar uma das melhores vistas que conheço, lindíssimo. O viveiro das trutas.

  • SANTANA: Chamada de atenção para as casas típicas mesmo no Centro. Tem também um novo parque temático mas que não tive oportunidade de visitar.

  • S. VICENTE: Marginal recuperada com jardim bem agradável. O ponto principal são, no entanto, as grutas onde se podem admirar os túneis de lava que deram origem à ilha. Incluído na visita às grutas podemos também admirar uma exposição sobre vulcões, um filme sobre a formação do arquipélago (a meu ver essencial para se perceber muito da ilha), uma viagem num elevador louco até ao centro da terra e a vista próxima do centro da terra. 


  • CABO GIRÃO: Segundo consta é o maior promontório da Europa, o segundo maior cabo do Mundo. Uns arrepiantes 580m que podemos apreciar se tivermos coragem de nos debruçar no corrimão. Vale a pena!



  • PICO DO ARIEIRO: É o segundo ponto mais alto da ilha com 1818m de altura e uma paisagem lindíssima! 



  • MONTE: Belo jardim mas desta vez achei-o pouco florido! Mas sempre bonito com boa vista do Funchal! É daqui que saem os carros de verga num percurso de cerca de 2km’s com velocidades que chegam a atingir os 48km/h… isto apenas com dois senhores vestidos com trajes típicos a… conduzir.



  • FUNCHAL:  tive também a oportunidade de passear na cidade do Funchal, desfrutando a vista para o cais onde ficam os Cruzeiros ancorados assim como a belíssima iluminação de natal, sendo também um local onde fazem uma das melhores passagens de ano a nível mundial muito procurado pelos turistas para ali deslumbrarem-se com o seu belíssimo fogo de artificio.


  • RIBEIRA BRAVA: Uma frente marítima muito engraçada depois de recuperada. Nada mais a apontar.



  • CALHETA: A única praia da ilha com a areia que nós consideramos “normal” ou seja… branca (amarela). Bom jardim, boa praia. Gostei bastante.

  • PORTO MONIZ: A estrada para lá chegar vindo da Calheta é muito má, muita curva, subida e descida por isso evitem!!! Uma vez lá aproveitem as novas piscinas como eu fiz! Depois do banhinho seguimos pelas novas estradas e túneis da costa Norte. 


Para concluir gostei muito da visita á ilha, muito lindíssima, as pessoas são bastante hospitaleiras, a sua temperatura é excecional, perto de 20 graus o ano inteiro, com belos locais para deslumbrar a vista com lindas paisagens, boa comida, é uma cultura muito típica, gostei também de viajar de avião.

                                                                                                    Autor: José Ramos



Sem comentários:

Enviar um comentário