quarta-feira, 30 de agosto de 2023

Diferenças entre sistemas operativos: Ms Windows, Mac OS e Linux

 Microsoft Windows



            Microsoft Windows é uma família de sistemas operativos desenvolvidos, comercializados e vendidos pela Microsoft. O Microsoft Windows passou a dominar o mercado de computadores pessoais do mundo, com mais de 90% de participação de mercado, superando o Mac OS, que havia sido introduzido em 1984. 

            A Apple chegou a ver o Windows como uma invasão injusta em sua inovação no desenvolvimento de produtos GUI, como o Lisa e o Macintosh (eventualmente resolvido na Justiça em favor da Microsoft em 1993). Nos PCs, o Windows ainda é o sistema operativo mais popular.

                No entanto, em 2014, a Microsoft admitiu a perda da maioria do mercado global de sistemas operativos para o sistema operativo móvel Android, devido ao enorme crescimento nas vendas de smartphones. 

                Em 2014, o número de dispositivos Windows vendidos era menos de 25% em relação ao dispositivos Android vendidos. Essas comparações, no entanto, podem não ser totalmente relevantes, já que os dois sistemas operativos visam plataformas tradicionalmente diferentes. 

                Em setembro de 2016, a versão mais recente do Windows para PCs, tablets, smartphones e dispositivos embutidos era o Windows 10. As versões mais recentes para servidores era o Windows Server 2016. Uma versão especializada do Windows é executada no console de jogos Xbox One.

macOS



            macOS é um sistema operativo proprietário baseado no kernel Unix titulado XNU, desenvolvido, fabricado e vendido pela empresa americana Apple Inc., destinado exclusivamente aos computadores Mac.

            Assim, o macOS, lançado inicialmente pela Apple Computer em 2001, é uma combinação do Darwin (um núcleo derivado do micronúcleo Mach) com uma renovada GUI chamada Aqua.

            O macOS apresenta uma grande mudança em relação aos sistemas operacionais anteriores do Macintosh e o código que é a base do sistema é completamente diferente das versões anteriores. 

            Baseando-se nesse núcleo, a Apple projetou e desenvolveu um número de componentes de código fechado (closed source) de licença proprietária, incluindo a interface Aqua e o Finder (o sistema de gestão de arquivos). A combinação da interface amigável e o poder do núcleo open source Darwin/BSD tornaram o Mac OS X o ambiente Unix mais bem vendido até hoje em número de computadores vendidos.

Linux

Linux é um sistema operativo que utilizam o Kernel Linux.

            O núcleo (ou kernel, em Inglês) foi desenvolvido pelo programador finlandês Linus Torvalds, inspirado no sistema Minix. O seu código fonte está disponível sob a licença GPL (versão 2) para que qualquer pessoa o possa utilizar, estudar, modificar e distribuir livremente de acordo com os termos da licença. 

            Inicialmente desenvolvido e utilizado por grupos de entusiastas em computadores pessoais, os sistemas operativos com núcleo Linux passaram a ter a colaboração de grandes empresas como IBM, Sun Microsystems, Hewlett-Packard (HP), Red Hat, Novell, Oracle, Google, Mandriva, Microsoft e Canonical.



As diferenças dos 3 Sistemas Operativos. O Windows, MacOs e Linux

            

Windows O O Sistema Operativo Windows é desenvolvido pela empresa Microsoft e seu primeiro lançamento foi em 1985 e atualmente está na sua versão 10. Trazendo um visual repaginado e diferentemente das versões anteriores, como um novo menu iniciar e a interatividade com monitores com telas touch screen. Apesar disso, algumas funcionalidades ainda permanecem como padrão, por exemplo, área de trabalho, atalhos e ícones. O Por fim, as facilidades de uso e a grande variedade de aplicativos e games faz com que o Windows seja um sistema operacional recomendado para usuários em geral.

            

O MAC OSx é o Sistema Operacional desenvolvido pela Apple. O Embora o uso do MAC OSx seja apenas destinado aos equipamentos fabricados pela Apple, existem usuários que recorrem a versões não oficiais do sistema para instalar no PC. Essa pratica é conhecida como Macintosh, mas tal pratica não garante a compatibilidade com hardware e drives em uma máquina comum. O Agora, um aspeto positivo para quem deseja usar um Mac é para quem trabalha com artes gráficas, áudio e vídeo. Mesmo que muitos dos aplicativos destas atividades existam também para o Windows, em contra partida, parte das grandes empresas o desenvolvimento é feito na plataforma Mac.

            

LINUX O O Linux é considerado o maior ícone do software livre, onde sua distribuição é feita de forma gratuita e seu código é aberto para customização. Usuários que optaram por usar este sistema encontram não apenas uma versão, mas várias, dentre elas temos o Ubuntu (hoje sendo um dos mais populares para usuários), Linux Mint, OpenSUSE entre outros. Cada uma destas distribuições tem suas particularidades para atender cada tipo de usuário em especifico. O Por ser um sistema operacional de código aberto, o SO do pinguim é uma boa opção para quem busca customização, mas para isso é necessário um conhecimento avançado em programação, coisa que um usuário comum talvez não tenha.

            O Linux encontra alguns jogos interessantes, mas se você pretende rodar um jogo do Windows neste Sistema Operacional, você vai encontrar alguns empasses. Recorrer a softwares que emulam algumas bibliotecas do sistema para tentar uma compatibilidade, podem não agradar muito.

            Conclusão O Com este trabalho aprendi mais sobre as diferenças dos Sistemas Operativos. O O Mac não é acessível a todos por causa do seu Preço O O Linux é mais difícil de trabalhar com ele. O O Windows na minha opinião é o melhor por causa do seu visual a forma de utilização é mais fácil do que os outros SO e etc..


                                                                                  Autor: José Ramos



Sem comentários:

Enviar um comentário