quarta-feira, 30 de agosto de 2023

Debate para as eleições presidenciais entre o presidente da república Marcelo Rebelo de Sousa e o Deputado do CHEGA André Ventura


Este debate político para as eleições presidenciais, foi transmitido pela Estação de televisão SIC, para as Presidenciais 2021! Tendo como intervenientes o presidente da república (PSD) Marcelo Rebelo de Sousa e o deputado do (Chega) André Ventura: onde debateram vários temas da agenda política e estado da nação, aonde aconteceu o choque entre a direita social de Marcelo e a extrema direita de Ventura.


Estes foram alguns dos principais temas abordados durante o debate;


André Ventura;

  • "Nunca vou ser Presidente dos traficantes de droga ou de pedófilos" 

  • "juntou-se a bandidos que tinham atacado uma esquadra" 


Marcelo Rebelo de Sousa;

  • "não há portugueses puros e impuros" 

  • "Sou católico e cristão, para quem não faz qualquer sentido a prisão perpétua"


O deputado pelo Chega, André Ventura, começou por referir que o atual regime político, necessitava de uma limpeza, devido ao polvo da corrupção estar a asfixiar a democracia.


Em resposta ao Deputado do Chega o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, diz-se representar direitas diferentes a chamada direita social, “que supostamente luta contra a corrupção”. Mencionando alguns casos que estavam em processo de julgamento na altura, como; (a operação marquês, operação BES, caso Tancos, etc).

André Ventura, em forma de ataque a direita social proclamada por Marcelo, refere se à prisão do 1º ministro José Sócrates, mostrando também uma selfie tirada ao PR, com os moradores do bairro Cova da Moura, aquando aconteceu as agressões dos policias aos moradores. André acusa o PR de estar ao lado de bandidos, em vez de estar com os polícias. 


Já Marcelo em resposta, diz não haver distinção entre portugueses de bem e portugueses de mal, referindo-se a Sá Carneiro e ao fim da pena de morte para certos crimes. André Ventura concorda com o PR em relação a abolição da pena de morte, mas defende a prisão perpétua para crimes mais hediondos, referindo se ao homicida Pedro Dias. Já neste último ponto Marcelo entra em desacordo, dizendo não fazer sentido, por ele ser católico.


André Ventura acusa o PR de não se opor a Esquerda do 1º Ministro António Costa. Referindo se aos incêndios de Pedrógão, ainda não viam as suas casas serem reconstruídas, acusando de proteger a esquerda e sua geringonça. Já Marcelo defende, que o seu cargo de presidente da república, não permite demitir ministros, apenas pode dissolver o governo.


Para finalizar o André Ventura, mostrou-se contra os consecutivos estados de emergência durante a pandemia covid 19 e contra a libertação dos presos, acusando o PR de fechar as pessoas em casa e soltar os bandidos. Marcelo Rebelo de Sousa, em jeito de provocação e atacando o líder o chega, assume todas responsabilidades dos estados de emergência e da libertação de presos durante a mesma, mesmo contra as orientações do seu partido PSD, referindo que a politica presidencialista e uma redução de ministros e deputados, ideia defendida por AV, levariam a uma ditadura no País. 


                                                                            Autor: José Ramos


Sem comentários:

Enviar um comentário